24 sábado , outubro , 2020
Novidades
Entrega do Imposto de Renda começa em março

Entrega do Imposto de Renda começa em março

O Imposto de Renda é um tributo direto, no qual o cidadão repassa parte de sua renda média anual para o Estado.  No Brasil, as primeiras tentativas de implementação do tributo ocorreram em 1843. No entanto, as pressões exercidas por empresário levaram o Imposto de Renda a ser instituído somente em 1922.

Começou em 2 de março de 2015 o período de entrega da declaração de ajuste anual do Imposto sobre a Renda da pessoa física de 2015, relativa a rendimentos de 2014. Para evitar multa de, no mínimo, R$ 165,74, os contribuintes deverão apresentá-la no máximo até 30 de abril de 2015.

Estão obrigados a declarar pessoas físicas residentes no Brasil, que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 no ano-base. Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte também tornam a declaração obrigatória se a soma deles tiver ultrapassado 40 mil.

Houve um reajuste de 4,5% em relação ao valor de rendimentos tributáveis do ano anterior, o que originou críticas à presidente Dilma.

Quem entrega no início do prazo, sem erros, tem restituição mais cedo.

 

Saiba porque o leão é o símbolo do Imposto de Renda

No final de 1979, a Secretaria da Receita Federal encomendou uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de Renda. Após análise das propostas, foi imaginado o leão como símbolo da ação fiscalizadora da Receita Federal e, em especial, do Imposto de Renda. De início a idéias teve reações diversas, mas, mesmo assim, a campanha foi lançada.

A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características: É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo; é leal; é manso, mas não é bobo.

As peças publicitárias começaram a ser veiculadas no início de 1980. A campanha resultou, de imediato, numa identificação pela opinião pública do Leão com o Imposto de Renda. Em dez anos foram realizados cerca de trinta filmes. Hoje em dia a Receita Federal não usa mais a figura do leão.