7 sexta-feira , agosto , 2020
Novidades
Eleitor já pode solicitar habilitação para o voto em trânsito para as eleições em 2018 – Fique atento ao prazo e às orientações

Eleitor já pode solicitar habilitação para o voto em trânsito para as eleições em 2018 – Fique atento ao prazo e às orientações

As eleições este ano serão para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital. Os eleitores que estiverem fora da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito, só para presidente, desde que requeiram sua habilitação para esse fim, em cartório eleitoral, até 23 de agosto.

O direito de votar em trânsito só pode ser exercido no território brasileiro. Porém, eleitores com título cadastrado no exterior que, na época, estiverem no nosso país poderão usufruir do direito do voto em trânsito na eleição para presidente.

Ao se cadastrar para o voto em trânsito o eleitor fica impedido de votar na seção original do seu domicílio eleitoral.

Por outro lado, é importante lembrar que, na eventualidade de o eleitor habilitado para votar em trânsito não comparecer à seção, ele deverá justificar sua ausência, mesmo se estiver em seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. E a justificativa de ausência nos dias de votação não poderá ser feita no município indicado pelo eleitor para o exercício do voto.

Serão divulgados nos respectivos sites pelos tribunais regionais eleitorais os locais onde haverá voto em trânsito, que deverá acontecer nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.

Por Maria Augusta