17 segunda-feira , dezembro , 2018
Novidades
A dura realidade do desemprego no Brasil, segundo IBGE, no segundo trimestre de 2018

A dura realidade do desemprego no Brasil, segundo IBGE, no segundo trimestre de 2018

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ─Pnad Contínua revela dados sobre a situação de trabalho da população brasileira no segundo trimestre de 2018, conforme resultados divulgados pelo IBGE em agosto.

O perfil do desemprego no Brasil, no trimestre citado, segundo o IBGE, revela que 67% dos desempregados têm entre 18 e 39 anos; outros 23% têm entre 40 e 59 anos. O que se torna mais preocupante é justamente essa parcela da população adulta que deveria estar empregada, pois em tese é a mais preparada, constitui arrimo de família na maioria das vezes e é a que tende a encontrar mais dificuldades de recolocação no mercado.

Por outro lado, essa época de desemprego em alta, faz com que a falta de experiência prejudique os jovens. Os dados divulgados revelam que entre os trabalhadores de 18 e 24 anos, a taxa de desemprego (26,6%) é mais que o dobro da taxa da população em geral (12,4%).

Os dados mostram ainda que o desemprego é maior entre as mulheres. A taxa de desocupação no segundo trimestre foi de 11% entre os homens e, em contrapartida, foi de 14,2% entre as mulheres. A maior parte da população fora da força de trabalho também foram as mulheres (64,9%).

A subutilização da força de trabalho, no período, foi de 27,6 milhões de brasileiros (24,6%). Nesse número estão inclusos os desempregados (12,9 milhões), os que estão subocupados (menos de 40 horas semanais trabalhadas; 6,5 milhões), os desalentados (que desistiram de procurar emprego; 4,8 milhões) e os que poderiam estar ocupados, porém não trabalham por motivos diversos.

O Nordeste foi a região com maior taxa de desemprego no segundo trimestre (14,8%) enquanto a região Sul teve a menor taxa (8,2%). As mulheres eram a maioria (52,4%) da população desempregada no país; enquanto entre as pessoas ocupadas predominavam os homens (56,5%).

Por Maria Augusta