17 segunda-feira , dezembro , 2018
Novidades
Campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul

O objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O exame de PSA associado ao toque retal e a ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto

O movimento surgiu na Austrália em 2003, em 17 de novembro, dia mundial de combate ao câncer de próstata e vem sendo realizado no mundo todo por entidades médicas.

No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens; o primeiro é o de pele.

Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e movimentos, palestras informativas para leigos, intervenção em locais de grande circulação.

Seja você também um agente multiplicador da divulgação dessa Campanha Novembro Azul.