5 domingo , julho , 2020
Novidades
Revolução 4.0: Dirigentes sindicais debatem o futuro do emprego e das relações sociais

Revolução 4.0: Dirigentes sindicais debatem o futuro do emprego e das relações sociais

Dirigentes sindicais de todo país participaram na tarde desta quarta-feira (10) da primeira palestra on-line, com tema Revolução 4.0, promovida pela parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC), o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e o Centro de Estudos Sindicais (CES).

A iniciativa faz parte do novo sindicalismo, que atua e busca qualificação, em tempos de pandemia da Covid-19. “Precisamos reinventar o mundo. E não é só nas brigas e no enfrentamento que isso acontece. O nosso comportamento, o poder do convencimento, muda muito mais. E é nisso que apostamos para aprimorar o sindicalismo”, disse o professor Oswaldo Augusto de Barros, presidente da CNTEEC.

“Assim como qualquer outro profissional, o sindicalista também precisa de formação. Tanto os que estão iniciando, como os que estão há muito tempo. A realidade muda muito rápido e precisamos nos reinventar para dar continuidade às nossas atividades”, enfatizou o prof. Augusto César Petta, Coordenador-técnico do CES.

Revolução 4.0

Falando sobre o tema Revolução 4.0, o palestrante André Cavalcanti, geógrafo e professor, explicou como as Revoluções Industriais – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª – afetaram e afetam a classe trabalhadora e sua força produtiva. “É preciso pensar sobre o novo paradigma tecnológico que estamos vivendo, pois a forma como trabalhamos e nos relacionamos está mudando com base nisso. Por isso, considero tão importante o nosso debate sobre a degradação das condições de trabalho e possíveis mudanças no nosso país”, ressaltou André.

Durante quase três horas de palestra, os participantes interagiram bastante com André, que teve sua atuação elogiada por todos. Os elogios também foram estendidos aos organizadores.

Próximas palestras

A cada 15 dias serão oferecidas palestras on-line com duração de duas horas, ao custo de R$ 10,00. São 21 temas ligados ao movimento trabalhista e ao sindicalismo.

Inscreva-se! Para participar, basta enviar os dados pessoais – nome completo, RG, CPF, celular e e-mail – para o WhatsApp (11) 99379.6516.