24 sábado , outubro , 2020
Novidades
Dia Nacional do Teatro: 19 de setembro reforça a importância da expressão artística acessível para todos

Dia Nacional do Teatro: 19 de setembro reforça a importância da expressão artística acessível para todos

Neste sábado, 19 de setembro, é comemorado o “Dia Nacional do Teatro”. Um dia destinado para homenagear uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade.

Além disso, a data ganhou um significado ainda mais importante depois de 19 de setembro de 2017. Neste ano passou a ser também o “Dia Nacional do Teatro Acessível”. A Lei 13.442/2017 apoia atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa para pessoas com deficiência. Muito legal, não é?

E sabe o que pode acrescentar um peso maior ainda para esta comemoração? Na segunda-feira, 21 de setembro é celebrado o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Afinal de contas, todos e todas deveríamos participar com igualdade em todos os espaços e o teatro é um deles.

Teatro no Brasil
Os primeiros registros do teatro no Brasil foram no século XVI. Seu objetivo era disseminar todas as crenças que a igreja tinha na época. O teatro visto como entretenimento começou a ser considerado “comum”, depois da chegada da família real no país, em 1808.

Neste período o rei costumava contratar companhias de teatro de outros países para fazer as apresentações para a família real e demais membros da corte. No século XIX começaram a surgir os primeiros grupos teatrais nacionais, que tinham suas peças baseadas principalmente no gênero cômico e satírico.

Um tempo depois, o teatro sofreu fortemente com a repressão da ditadura militar. Com o fim deste período de regime militar, os artistas cênicos, assim como demais artistas e outros profissionais puderam retomar suas atividades sem serem censurados e sofrerem as crueldades deste período tão sombrio da história brasileira.

O Dia Nacional do Teatro além de celebrar essa atividade, também promove debates e reflexão sobre o quanto ainda precisa ser melhorado sobre este assunto. A acessibilidade no teatro e em qualquer outro local deveria ser um ponto obrigatório para atenção. As pessoas com deficiência precisam de ambientes em que possam desenvolver todas as suas habilidades e desfrutar de serviços e demais atividades com igualdade.

Fonte: Clic Camaquã