Entrou em vigor no dia 3 de julho a Resolução 26/2015 da Anvisa que apresenta as novas regras para rotulagem de alimentos industrializados. A partir daquela data, as empresas devem alertar os consumidores sobre os ingredientes alergênicos presentes – direta ou indiretamente – em seus produtos.
Apesar de ter sido publicada há um ano, a regra causou grande reação na indústria, que tentou suspendê-la até o último momento. Recentemente uma associação de empresas de laticínios entrou com uma ação na Justiça Federal em Brasília para suspender a medida. O recurso foi negado.
As advertências, segundo a norma, devem estar agrupadas imediatamente após, ou logo abaixo da lista de ingredientes e com caracteres legíveis em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo.
A iniciativa foi aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. As famílias criaram em 2014 a Campanha Põe no Rótulo, para dar visibilidade à demanda.
O importante é que esse processo de luta e reivindicação por direitos possibilite ampliar e qualificar as demandas sociais pelo direito à saúde.
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Entrou em vigor no dia 3 de julho a Resolução 26/2015 da Anvisa que apresenta as novas regras para rotulagem de alimentos industrializados. A partir daquela data, as empresas devem alertar os consumidores sobre os ingredientes alergênicos presentes – direta ou indiretamente – em seus produtos.
Apesar de ter sido publicada há um ano, a regra causou grande reação na indústria, que tentou suspendê-la até o último momento. Recentemente uma associação de empresas de laticínios entrou com uma ação na Justiça Federal em Brasília para suspender a medida. O recurso foi negado.
As advertências, segundo a norma, devem estar agrupadas imediatamente após, ou logo abaixo da lista de ingredientes e com caracteres legíveis em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo.
A iniciativa foi aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. As famílias criaram em 2014 a Campanha Põe no Rótulo, para dar visibilidade à demanda.
O importante é que esse processo de luta e reivindicação por direitos possibilite ampliar e qualificar as demandas sociais pelo direito à saúde.
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